19.1.06

afinidade

recebi o texto abaixo da minha mestra da resiliência. é um texto lindo, mas é mais importante porque foi ela quem enviou. e ele conta de anos e anos de amizade, de risos e choros, de tardes de preguiça e segredos divididos na noite. lembro de nós duas debruçadas à janela do quarto dela (onde eu morei tanto tempo), no oitavo andar, conversando, e sendo o que primas-irmãs nem sempre são: amigas. o texto fala também de separação, porque eu vim pra minha cidade, e ela ficou na dela. mas nossas histórias nunca deixaram nem vão deixar de se cruzar. mesmo que nunca seja muito tempo.
AFINIDADE
Arthur da Távola
Não é o mais brilhante, mas é o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos. Não importa o tempo, a ausência, os adiantamentos, a distância, as impossibilidades.
Quando há AFINIDADE, qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto, no exato ponto de onde foi interrompido.
AFINIDADE é não haver tempo mediante a vida. É a vitória do adivinhado sobre o real, do subjetivo sobre o objetivo, do permanente sobre o passageiro, do básico sobre o superficial. Ter
AFINIDADE é muito raro, mas quando ela existe, não precisa de códigos verbais para se manifestar. Ela existia antes do conhecimento, irradia durante e permanece depois que as pessoas deixam de estar juntas.
AFINIDADE é ficar longe, pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem, sensibilizam.
AFINIDADE é receber o que vem de dentro com uma aceitação anterior ao entendimento.
AFINIDADE é sentir com... Nem sentir contra, sem sentir para... Sentir com e não ter necessidade de explicação do que está sentindo. É olhar e perceber.
AFINIDADE é um sentimento singular, discreto e independente. Pode existir a quilômetros de distância, mas é adivinhado na maneira de falar, de escrever, de andar, de respirar.....
AFINIDADE é retomar a relação no tempo em que parou. Porque ele (tempo) e ela (separação) nunca existiram. Foi apenas a oportunidade dada (tirada) pelo tempo para que a maturação pudesse ocorrer e que cada pessoa pudesse ser cada vez mais.

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu sei bem o que é isso. Beijo.

Atena disse...

Afinidade é, sem dúvida, um sentimento belo, especial. Sentir com. Lembrou-me compaixão...sofrer com. Belo. Beijo linda.

persefone disse...

é, ademas. e com um montão de gente, né?
(você é a exceção á regra "toda unanimidade é burra")
bj.

persefone disse...

querida e amada deusa!
cante comigo:
"meu compromisso com o sofrer/
vai se a-ca-bar..."
(vc conhece a letra da música? é massa.)
(como é que se diz massa agora? irado?)
xxx,
from jurassic park

Anônimo disse...

Sei não, sei não. Não posso reclamar das muitas pessoas bacanas que Papai do Céu vem colocando no meu caminho. Mas que algumas são mais especiais que outras, ah isso são. E você é uma dessas afinidades especiais. Beijão. PS: Sabia que eu já estou numa saudade doida? Vamos marcar outro almoço, ou um cineminha, ou um passeio descompromissado (?) pelo shopping... Até porque qualquer coisa com você vira uma coisa e tanto. Outro beijo.

persefone disse...

demas, meu ego tem total afinidade com vc... rsssssssssssss...
vamos marcar, sim, semana que vem. teclemos na 2ª e vamos ver o dia.
beijo